Como o Sarahah nos ajuda a entender a importância de feedbacks corporativos

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Nos últimos dias, um novo app surgiu e rapidamente viralizou: o Sarahah. O nome do aplicativo reflete bastante sua finalidade: “Sarahah”, em árabe, significa franqueza.

Na página oficial, a finalidade do app é descrita em duas áreas:

  • Para trabalho: identificar pontos fortes e fortalecer pontos de melhoria.
  • Para amigos: fortaleça suas amizades descobrindo áreas de melhoria e deixe seus amigos serem honestos com você.

Como isso é feito? O app permite o envio e recebimento de mensagens anônimas.

Essas mensagens não são mostradas no perfil do usuário (a não ser que ele aprove-as para tal). Além disso, o usuário não pode responder as mensagens.

Apesar da finalidade inicial ser a comunicação corporativa, o app tem sido usado com outros objetivos.

Quem já está há algum tempo na internet se lembra de sites similares e que causaram muita polêmica: Secret, Ask e o longínquo Formspring.

Com o Sarahah não tem sido diferente: a polêmica gira em torno de xingamentos ou até mesmo assédio a outros usuários que vem acontecendo.

Além disso, existem outras questões que giram em torno da problemática de liberdade de expressão e de cyberbulling.

Enquanto essas questões são extremamente pertinentes, nesse post queremos discutir como o Sarahah ajuda a compreender a importância de feedbacks corporativos.

Mas como assim?

É fundamental para a empresa que seus colaboradores e clientes apontem suas observações de forma a melhorar e agregar à organização.

Continue a leitura e entenda mais!

Por que feedbacks são importantes?

Feedbacks são respostas a um estímulo.

No meio corporativo, eles representam uma importante ferramenta para o entendimento do que está funcionando ou não.

Seus clientes e colaboradores são as melhores pessoas para oferecer feedback.

Isso porque eles estão em contato diretamente e todos os dias com seus serviços.

Dessa forma, eles podem apontar tanto o que é positivo — e portanto, deve ser mantido, melhorado e replicado —, quanto o que é negativo — e pode ser feito de uma outra forma melhor.

Assim, é possível tomar decisões mais assertivas e continuamente melhorar os resultados do seu negócio.

Qual a relação entre o Sarahah e feedbacks corporativos?

Antes de qualquer coisa, gostaria de salientar: o Sarahah não é uma ferramenta corporativapara sua empresa adotar.

Ele nos ajuda a compreender que as pessoas têm algo a dizer e acreditam que isso pode, de alguma forma, afetar a realidade do que elas estão falando.

Portanto, é importante que elas tenham um canal para expressar suas opiniões.

O Sarahah nos mostra, no entanto, que muitas vezes as pessoas têm medo de falar o que pensam.

Uma plataforma anônima para falar o que pensa sem medo de represálias pode parecer muito convidativa.

Portanto, é essencial desassociar a ideia de tabus que os feedbacks às vezes recebem.

Sua empresa deve fornecer um canal de comunicação, que deve ser acessível, confiável e faça o usuário sentir-se confortável.

Só assim ele poderá ser sincero o suficiente para que você entenda quais pontos merecem real atenção.

Além disso, o canal disponibilizado deve permitir a comunicação de mão dupla entre a empresa e a pessoa que dá o feedback.

O motivo para isso é simples: toda ação tem uma reação, certo? Então faz muito sentido que a empresa possa responder o feedback, esclarecer seu posicionamento e o que vai ser feito a partir daquilo.

Como colher feedbacks?

É importante incentivar o envio de feedbacks e mostrar que eles são bem-vindos e desejados para sua empresa.

Por isso, é importante criar uma cultura em que as pessoas sintam-se a vontade para falar.

Você pode fazer isso com seus colaboradores de forma contínua, incentivando a participação e fala em reuniões.

Além disso, é interessante usar pesquisas de satisfação dos funcionários, nas quais eles possam expressar o que sentem em relação à empresa, o que mais gostam e menos gostam, entre outras opiniões.

Já para clientes, é interessante sempre incentivar o compartilhamento de opiniões com frases como “Estamos ansiosos para ouvir o que você tem para dizer” ou “O que você acha sobre esse assunto? Deixe sua opinião nos comentários!”

É claro que os clientes podem usar os comentários de redes sociais para isso, bem como os do seu blog ou site. Mas é interessante disponibilizar um canal dedicado para isso, como email, chat e/ou telefone.

E aí, o que você achou do aplicativo? Você se importa com os feedbacks de clientes e colaboradores? Deixe sua experiência nos comentários.

Fonte: marketingdeconteudo.com

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